Nossa Missão

Nossa Missão - Projeto Educativo

A nossa missão é garantir o sucesso pessoal, social e académico de todos e de cada um dos nossos alunos.

Para cumprir esta missão, o nosso Projeto Educativo dirige-se, fundamentalmente, a três metas educativas:

• Promover na criança / aluno o pleno desenvolvimento do seu potencial humano único, através de um ambiente educativo estimulante (a nível cognitivo e sócio-afetivo), que desperte o prazer pela descoberta, pela aprendizagem, pela exploração de novos saberes, interesses e competências.
  • Promover na criança / aluno a construção de um padrão ético-moral próprio, que oriente a sua ação numa vertente pessoal, interpessoal, social e ecológica, no sentido de uma integração saudável e de uma participação construtiva e responsável na sua comunidade e na sociedade.
  • Desenvolver na criança / aluno a capacidade de se tornar num aprendiz ativo e construtor autónomo do seu conhecimento, capaz de fazer uso de recursos humanos, materiais e tecnológicos, para a resolução eficiente de situações-problema de foro pessoal, escolar ou social.

No âmbito do Projeto Educativo do Colégio Parque do Falcão, trabalhamos quatro tipos de aprendizagens fundamentais nas nossas crianças e alunos – “Aprender a ser”; “Aprender a conhecer”; “Aprender a fazer e a participar”; “Aprender a conviver e a habitar o mundo” (considerados os “Quatro Pilares da Educação”, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors).