O Modelo Educativo

O Modelo Educativo - Pedagogia de Escola Ativa

As práticas educativas, estratégias e métodos pedagógicos seguidos no Colégio do Parque do Falcão para promover o processo ensino/aprendizagem (nos diferentes níveis de ensino), baseiam-se numa filosofia/pedagogia de “Escola Ativa” – derivada da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na criança.

Esta perspetiva defende que a criança e o jovem não são recetores passivos de informação, mas são antes construtores ativos do seu conhecimento e da sua inteligência, devendo ter um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem.

Ou seja, é através da interação com o seu ambiente, explorando e experimentando, refletindo sobre as suas experiências e discutindo-as com os seus pares e agentes educativos que a criança e o jovem “descobrem” e atribuem significado ao mundo que os rodeia, desenvolvem a sua inteligência e constroem o seu conhecimento.

Numa escola que segue a pedagogia  de “Escola Ativa” existe a preocupação de:

• criar um ambiente educativo estimulante para o jovem, quer a nível físico, cognitivo e sócio-afetivo.
  • criar situações de aprendizagem adequadas à estimulação de competências emergentes em cada faixa etária e ao desenvolvimento global das capacidades e potencialidades humanas únicas de cada jovem.
  • dar oportunidade ao aluno de observar, experimentar, interagir diretamente com os objetos de estudo e os elementos do meio, refletir sobre as suas ações, discuti-las com os seus pares e adultos da sala e, desta forma, construir o seu conhecimento do mundo.
  • dar oportunidade e incentivar o aluno a planear e auto-iniciar as suas atividades e, em seguida,  ajudá-lo a refletir sobre os resultados obtidos e outras alternativas de ação, no sentido de desenvolver a sua capacidade de se tornar num aprendiz ativo e construtor autónomo do seu conhecimento, capaz de fazer uso de recursos humanos, materiais e tecnológicos, para a resolução eficiente de situações-problema de foro pessoal, escolar ou social.

No desenvolvimento da pedagogia de "Escola Ativa" com os seus alunos, o Colégio Parque do Falcão dá especial importância às visitas de estudo, aos trabalhos de laboratório e de experimentação, às tecnologias de informação e comunicação (ex. quadro interativo na sala de aula, computador pessoal, plataforma de e-learning, manuais digitais), aos ateliers e "workshops" sobre as mais variadas temáticas, bem como às atividades de trabalho cooperativo, pois estas ferramentas e métodos  pedagógicos permitem que o aluno assuma, efetivamente, um papel ativo, participativo e construtivo no seu processo de ensino-aprendizagem.