Ensino Pré-escolar do Colégio Parque do Falcão

O Projeto Pedagógico do Ensino Pré-escolar do Colégio Parque do Falcão tem por objetivo promover o desenvolvimento do potencial único das suas crianças, num respeito contínuo pelos seus interesses, capacidades e ritmos individuais. Para a persecução deste objetivo, oferecemos um ambiente educativo seguro, familiar e estimulante que incentiva a criança a experimentar e a descobrir o mundo que a rodeia, através do jogo e da brincadeira (forma natural da criança conhecer e aprender).

A educação pré-escolar é considerada a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. A idade pré-escolar é um período de grande plasticidade cognitiva e neurológica  em que as crianças aprendem e adquirem novas competências com muita facilidade, sendo importante o acesso a experiências de aprendizagem ricas e estimulantes.

O nosso currículo desenvolve as seguintes áreas de conteúdo:

Área da Formação Pessoal e Social – promover valores e atitudes que permitam às crianças aprenderem com sucesso e tornarem-se cidadãos éticos, responsáveis e autónomos.

Área da Expressão e da comunicação – desenvolver a capacidade motora (domínio da educação física); conhecer diferentes linguagens artísticas e aprender a utilizá-las para se exprimir, comunicar, representar e compreender o mudo (domínio da educação artística); desenvolver progressivamente a linguagem oral como instrumento de expressão e comunicação e facilitar a emergência da linguagem escrita (domínio da linguagem oral e abordagem à escrita); conhecer a linguagem matemática e alguns dos seus conceitos (domínio da matemática).

Área do Conhecimento do Mundo – estimular a curiosidade, o gosto pela aprendizagem e pela descoberta; sensibilizar para a procura organizada do saber, através do processo de questionamento e do pensamento científico.