Mês Outubro

Vejam aqui o filme do mês

 

Desenvolvimento Pessoal e Relacionamento Interpessoal

 

No mês de Outubro iniciámos o projeto “Monstro das cores” com leitura e exploração da história. As crianças decidiram construir um monstrinho para a sala e com tecidos de várias cores e algodão surgiu então o “monstro das cores” da sala dos 4 anos. Neste momento, as crianças dormem com o monstrinho e selam por ele no dia que lhes fica destinado.

Na Filosofia para crianças ouvimos a história “Como te sentes?”, incentivando o diálogo acerca das emoções e daquilo que cada um está a sentir para o grupo, e em particular uns com os outros.

Ainda este mês, comemorámos o Halloween com construção de umas bruxinhas com as mãos, confeção de um lanche horripilante e o nosso típico baile de Halloween, onde surgiram bruxas, esqueletos, vampiros…

 

Educação para a Saúde

 

Comemorámos este mês o Dia mundial da alimentação, com confeção de um gelado de banana e construção de um cozinheiro, que decora neste momento o refeitório do nosso colégio.

Iniciámos também este mês as aulas de ginástica, onde relembrámos alguns dos exercícios praticados no ano letivo passado (equilíbrio, deslocamentos, encestar…).

 

 

Educação para a Segurança

 

Desenvolvemos atividades lúdico-pedagógicas no Circuito Rodoviário, aprendendo e explorando diferentes taxas de velocidade e partilhando com os amigos brincadeiras de faz de conta.

 

Educação pela Arte

 

Comemorámos o Dia Internacional da Música, assistindo a uma atuação de um dueto de jazz (saxofone e baixo).

Também temos adquirido e desenvolvido algumas técnicas de expressão musical (canto e reprodução de ritmos e sons) nas aulas de Música.

 

Educação Ambiental/ Desenvolvimento Sustentável

 

Durante este mês observámos e descrevemos as mudanças na paisagem outonal (cores, estados do tempo…) e aprendemos a identificar diferentes tipos de vestuário e calçado outonal. Eis alguns dos comentários:

 

  • As folhas caiem das árvores. Secam e são castanhas. (Joana)
  • As folhas ficam amarelas. Fica escuro mais cedo. Temos de sair mais cedo do parque. (Rafael B.)
  • Os animais escondem-se mais cedo, nos ninhos, na água. (Rafael G.)
  • Vestimos casaco quando está frio. (Lourenço)
  • Podemos calçar botas, galochas quando chove e ténis (Leonor B.)
  • Pode estar frio, sol, nuvens a tapar o sol e a chover (Raquel)
  • À noite na cama, tapo-me e a mãe tapa-me com o lençol (Miguel)
  • Comem-se castanhas (Eduardo)
  • Usa-se guarda-chuva (Guilherme M.)
  • Também podemos usar cobertor (Joana)

 

Comemorámos ainda o Dia Mundial do Animal realizando um trabalho de grupo alusivo aos animais domésticos, da quinta, da selva e aquáticos.

 

 

Educação para os Media e Literacia Tecnológica

 

Este mês explorámos as potencialidades do computador e utilizámos a internet como recurso às temáticas trabalhadas (histórias, canções, imagens).

Deixe um comentário