O Ensino Pré-escolar do Colégio Parque do Falcão promove o desenvolvimento do potencial único das suas crianças, num ambiente educativo seguro, familiar e estimulante que incentiva a criança a experimentar e a descobrir o mundo que a rodeia, através do jogo e da brincadeira.

Ensino Pré-escolar do Colégio Parque do Falcão

O Ensino Pré-escolar do Colégio Parque do Falcão promove o desenvolvimento do potencial único das suas crianças, num respeito contínuo pelos seus interesses, capacidades e ritmos individuais. num ambiente educativo seguro, familiar e estimulante que incentiva a criança a experimentar e a descobrir o mundo que a rodeia, através do jogo e da brincadeira.

A educação pré-escolar é considerada a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. A idade pré-escolar é um período de grande plasticidade cognitiva e neurológica  em que as crianças aprendem e adquirem novas competências com muita facilidade, sendo importante o acesso a experiências de aprendizagem ricas e estimulantes.

Metas Educativas para a Pré-escola

marco1 Formação Pessoal e Social
Promover valores e atitudes que permitam às crianças aprenderem com sucesso e tornarem-se cidadãos éticos, responsáveis e autónomos. A criança é reconhecida como sujeito e agente do processo educativo, cuja identidade única se constrói em interação social, influenciando e sendo influenciada pelo meio que a rodeia. Consideram-se quatro componentes: Construção da identidade e da autoestima; Independência e autonomia; Consciência de si como aprendente; Convivência democrática e cidadania.
abril3 Expressão e Comunicação
Desenvolver a capacidade motora; conhecer diferentes linguagens artísticas e aprender a utilizá-las para se exprimir, comunicar, representar e compreender o mundo ; desenvolver progressivamente a linguagem oral como instrumento de expressão e comunicação e facilitar a emergência da linguagem escrita; conhecer a linguagem matemática e alguns dos seus conceitos (domínio da matemática); introdução ao inglês através de um conjunto de atividades lúdicas (conto de histórias, jogos didáticos e canções…),
através das quais as crianças desenvolvem competências auditivas e de compreensão e expressão oral.
DSC01238 Conhecimento do Mundo
Estimular a curiosidade, o gosto pela aprendizagem e pela descoberta; sensibilizar para a procura organizada do saber, através do processo de questionamento e do pensamento científico. Desenvolvimento de atitudes positivas na relação com os outros, nos cuidados consigo próprio, e a criação de hábitos de respeito pelo ambiente e pela cultura. Nesta área existem três componentes: Introdução à Metodologia Científica; Abordagem às Ciências; Utilização das TIC com computadores, robots e programas educativos multimédia adequados à faixa etária.

Atividades Curriculares

informatica_2
Informática

A Informática é cada vez mais essencial na vida futura académica e profissional da criança. Aumenta a rapidez no pensamento lógico-matemático, maior criatividade e motivação e um maior controlo das capacidades linguísticas, bem como maiores índices de comunicação e cooperação interpessoais.

english_3
Inglês

Aprender Inglês durante a infância traz benefícios que terão um impacto muito positivo no futuro. Inclui preparação para certificação da Cambridge University.

bike-1
Circuito Rodoviário

Desenvolver a coordenação motora andando de triciclo. Aprender regras básicas de circulação rodoviária.

abril6
Quintinha Pedagógica

Aqui as crianças realizam atividades ao ar livre que desenvolvem a sua psicomotricidade.

filosofia
Filosofia a Brincar

As crianças aprendem a identificar as suas emoções e ideias e treinam a capacidade de as expressar.

expressao-fisico-motora-2
Expressão Físico-Motora

A atividade física promove o desenvolvimento psico-motor, cognitivo e sócio afetivo da criança

musica1
Música

A música tem uma grande influência no desenvolvimento da criança a nível sócio-afetivo, cognitivo e psico-motor.

Atividades Extra-curriculares

natação-2
Natação

A natação é conhecida como um desporto completo com muitas vantagens no desenvolvimento da criança

minitennis-1
Miniténis

O miniténis oferece grandes benefícios físicos e psicológicos para as crianças.

karaté-1
Karaté

O Karaté ajuda a melhorar o comportamento da criança tornando-a mais sociável e amiga.

instrumentos_musicais_2
Piano e Violino

O Violino e o Piano ajudam a desenvolver o sistema motor mais fino, o poder de concentração e o raciocinio espacial e lógico-matemático.

instrumentos_musicais_5
Guitarra

A aprendizagem da Guitarra acústica proporcionam momentos de grande satisfação na criança, aumentando a sua auto-estima, melhorando a sua criatividade e concentração, ajudando a diminuir o stress.

little-girl-yoga
Yoga

Yoga é uma excelente atividade para os mais pequenos desenvolverem a sua motricidade em plena harmonia espiritual.

dance
Ballet

Iniciar a criança no mundo da dança, através de jogos de movimento e muita brincadeira.

Espaços da Pré-escola