No Colégio do Parque do Falcão, as práticas educativas, estratégias e métodos pedagógicos baseiam-se numa filosofia/pedagogia de “Escola Ativa” – derivada da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na criança.

O Projeto Pedagógico do Colégio Parque do Falcão

No Colégio do Parque do Falcão, as práticas educativas, estratégias e métodos pedagógicos baseiam-se numa filosofia/pedagogia de “Escola Ativa” – derivada da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na criança.
Criar um ambiente educativo estimulante para o jovem a nível físico, cognitivo e sócio-afetivo.
Criar situações de aprendizagem adequadas à estimulação de competências emergentes em cada faixa etária e ao desenvolvimento global das capacidades e potencialidades humanas únicas de cada jovem.
Promover no aluno o planeamento e iniciativa das suas atividades. Ajudar o aluno a refletir sobre os resultados obtidos. Desenvolver capacidades de aprendizagem ativa e autonomia na aquisição de conhecimento. Aprender a usar recursos humanos, materiais e tecnológicos, para a resolução eficiente de situações-problema de foro pessoal, escolar ou social.
Dar oportunidade ao aluno de observar, experimentar, interagir diretamente com os objetos de estudo e os elementos do meio, refletir sobre as suas ações, discuti-las com os seus pares e adultos da sala e, desta forma, construir o seu conhecimento do mundo.

Metas Educativas

conhecer Potencial humano único
Promover na criança / aluno o pleno desenvolvimento do seu potencial humano único, através de um ambiente educativo estimulante (a nível cognitivo e sócio afetivo), que desperte o prazer pela descoberta, pela aprendizagem, pela exploração de novos saberes, interesses e competências.
conviver1 Padrão ético-moral próprio
Promover na criança / aluno a construção de um padrão ético-moral próprio, que oriente a sua ação numa vertente pessoal, interpessoal, social e ecológica, no sentido de uma integração saudável e de uma participação construtiva e responsável na sua comunidade e na sociedade.
fazer Aprendiz Ativo e Construtor Autónomo
Desenvolver na criança / aluno a capacidade de se tornar num aprendiz ativo e construtor autónomo do seu conhecimento, capaz de fazer uso de recursos humanos, materiais e tecnológicos, para a resolução eficiente de situações-problema de foro pessoal, escolar ou social.

A criança e o jovem não são recetores passivos de informação, mas são antes construtores ativos do seu conhecimento e da sua inteligência, devendo ter um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. É através da interação com o seu ambiente, explorando e experimentando, refletindo sobre as suas experiências e discutindo-as com os seus pares e agentes educativos que a criança e o jovem “descobrem” e atribuem significado ao mundo que os rodeia, desenvolvem a sua inteligência e constroem o seu conhecimento.

No desenvolvimento da pedagogia de “Escola Ativa”, o Colégio Parque do Falcão dá especial importância às visitas de estudo, aos trabalhos de laboratório e de experimentação, às tecnologias de informação e comunicação, aos ateliers e “workshops” sobre as mais variadas temáticas, bem como às atividades de trabalho cooperativo. Estas ferramentas e métodos  pedagógicos permitem ao aluno assumir, um papel ativo, participativo e construtivo no seu processo de ensino-aprendizagem.

O Projeto Educativo do Colégio Parque do Falcão desenvolve quatro tipos de aprendizagens fundamentais, consideradas como os “Quatro Pilares da Educação”, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, coordenada por Jacques Delors:

  • “Aprender a ser”: pretende que os alunos conheçam e reconheçam os seus direitos e deveres, desenvolvam capacidades para refletir, julgar, criticar construtivamente, formular e decidir por si próprios;
  • “Aprender a conviver e partilhar”: pretende que os alunos desenvolvam as suas competências relacionais e interpessoais em contexto intra e extraescolar, saibam respeitar a individualidade de cada um e aprendam a partilhar, tornando-se cidadãos solidários;
  • “Aprender a participar”: pretende que os alunos desenvolvam a capacidade de participar na resolução de questões e problemas relativos ao espaço e comunidade escolar, aprendam a ser cidadãos ativos na sociedade e desenvolvam a capacidade de trabalhar cooperativamente;
  • “Aprender a habitar o mundo”: pretende que os alunos desenvolvam uma atitude interessada, responsável e pró-ativa face às problemáticas do mundo atual, compreendam a importância de manter o equilíbrio entre o Homem e o meio ambiente e saibam reconhecer os elementos culturais que os identificam como cidadãos português no mundo.

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.

Jean Piaget

O principal objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram; homens e mulheres que são criativos, inventivos e descobridores, que podem ser críticos e verificar, e não aceitar, tudo o que lhes é oferecido.

Jean Piaget