O Modelo Educativo do Colégio Parque do Falcão

No Colégio do Parque do Falcão, as práticas educativas, estratégias e métodos pedagógicos baseiam-se numa filosofia/pedagogia de “Escola Ativa” – derivada da teoria de Piaget sobre o desenvolvimento e a aprendizagem na criança.
Criar um ambiente educativo estimulante para o jovem a nível físico, cognitivo e sócio-afetivo.
Criar situações de aprendizagem adequadas à estimulação de competências emergentes em cada faixa etária e ao desenvolvimento global das capacidades e potencialidades humanas únicas de cada jovem.
Promover no aluno o planeamento e iniciativa das suas atividades. Ajudar o aluno a refletir sobre os resultados obtidos. Desenvolver capacidades de aprendizagem ativa e autonomia na aquisição de conhecimento. Aprender a usar recursos humanos, materiais e tecnológicos, para a resolução eficiente de situações-problema de foro pessoal, escolar ou social.
Dar oportunidade ao aluno de observar, experimentar, interagir diretamente com os objetos de estudo e os elementos do meio, refletir sobre as suas ações, discuti-las com os seus pares e adultos da sala e, desta forma, construir o seu conhecimento do mundo.

A criança e o jovem não são recetores passivos de informação, mas são antes construtores ativos do seu conhecimento e da sua inteligência, devendo ter um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem. É através da interação com o seu ambiente, explorando e experimentando, refletindo sobre as suas experiências e discutindo-as com os seus pares e agentes educativos que a criança e o jovem “descobrem” e atribuem significado ao mundo que os rodeia, desenvolvem a sua inteligência e constroem o seu conhecimento.

No desenvolvimento da pedagogia de “Escola Ativa”, o Colégio Parque do Falcão dá especial importância às visitas de estudo, aos trabalhos de laboratório e de experimentação, às tecnologias de informação e comunicação, aos ateliers e “workshops” sobre as mais variadas temáticas, bem como às atividades de trabalho cooperativo. Estas ferramentas e métodos  pedagógicos permitem ao aluno assumir, um papel ativo, participativo e construtivo no seu processo de ensino-aprendizagem.

O principal objetivo da educação é criar homens e mulheres capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram; homens e mulheres que são criativos, inventivos e descobridores, que podem ser críticos e verificar, e não aceitar, tudo o que lhes é oferecido.

Jean Piaget

O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.

Jean Piaget