No mês de setembro inicámos o novo ano letivo, explorando as novas temáticas e os espaços do colégio.

Desenvolvimento Pessoal e Relacionamento Interpessoal

Este mês as crianças realizaram as regras da sala, inclinando-se para os valores como a amizade, o ser feliz, a coperação e inter-ajuda, entre outros valores incluindo as regras da sala numa vertente mais positiva e dentro do projeto educativo.

Ainda durante o mês iniciaram o projeto “Educar e Meditar”, experimentando meditação através da música, mas também explorando o seu lado artístico pelas pinturas zen ou mindfulness.

Educação para a Saúde

O tema explorado foi a higiene nas rotinas, onde as crianças desenharam os seus próprios hábitos de higiene na escola, como a lavagem dos dentes, das mãos e a utilização correta da casa de banho, incutindo também algumas regras de segurança na casa de banho e o uso correto dos utensílios da casa de banho (papel higiénico, papel das mãos, piaçaba).

Educação para a Segurança

O nosso Circuito Rodoviário, fez as delícias das nossas crianças este mês, pois agora mais velhos, experimentando já as bicicletas, sentindo confiança nesta nova aprendizagem, ou mesmo com alguns receios que fazem parte de quem começa pela primeira vez a experimentar uma bicicleta. Estiveram muito divertidos!

Educação pela Arte

Ao longo do mês, as leituras de histórias foram fazendo parte da roda da manhã, onde as crianças ouviram e dialogaram sobre as mesmas. Um momento de partilha de ideias!

Tivemos ainda a comemoração do Dia Mundial da Música, com a presença de uma banda, onde as crianças puderam disfrutar da música e experimentar os instrumentos.

Educação Ambiental/ Desenvolvimento Sustentável

Este mês voltámos à nossa Quintinha, acabando por colher ainda alguns legumes (pimentos, alhos franceses e tomates), explorando os cheiros das ervas aromáticas e chás (alecrim, hortelã, lucia-lima). Visitámos como habitual os nossos animais, ajudando na reposição de água e alimentos.

Educação para os Media e Literacia Tecnológica

Nesta temática explorámos este mês o computador já de forma mais autónoma. Conseguindo ligar e desligar o computador, utilizar de forma correta o rato e o teclado, e explorando o ambiente de trabalho e jogos multimédia autonomamente seguindo as orientações do adulto.

Foi um inicio de ano muito animado, até outubro.

A equipa da sala

Liliana e Paula

  

Deixe um comentário